A complicada missão de Spoelstra
Em 02 de janeiro de 2012 o Heat sofria sua primeira derrota na temporada e foi neste exato dia que o técnico Erick Spoeltra de adeus ao premio Coach of the Year. Afinal, ele negou ao Heat a chance de ter um temporada de 100% com 66-0.
Essa é a conseqüência por ter um trio com LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh. Na visão de muitos é que, entre os deveres mais difíceis que Spoelstra executa dentro do Heat, é de ter a certeza de que o ônibus da equipe não vai se perder no caminho para o jogo.
Spoelstra poderia ter entrado no livro dos recordes nesta semana por ser o treinador mais criticado de qualquer equipe na história da NBA. Talvez alguns tenham razão em dizer que ele não tomou as melhores decisões no domingo, quando usou Shane Battier, em vez de James para marcar c Carmelo Anthony no final de jogo, ou por colocar Wade para decidir o jogo ao invés de James. Sim, o Heat perdeu por 89-87, mas é apenas um jogo em uma série que Spoelstra deverá ganhar facilmente.
"Nós entendemos o mundo em que vivemos. Se perdermos, o volume das criticas vai subir", disse Spoelstra
Spolestra é Homem de confiança de Pat Riley |
Spoelstra aceitou isso tudo, ele é o único treinador na NBA, cuja temporada seria um fracasso se a equipe não conquistar o título.
Antes da temporada, Wade disse: "Se não ganharmos o campeonato, sim, é um ano de fracasso."
Spoelstra muitas vezes fala sobre os ruídos, histórias e injustas criticas ao Heat. No entanto, ele insiste que não é afetado por qualquer tipo de pressão extra..
"Eu não estou gastando meu tempo pensando se nós falharmos", disse Spoelstra. "Estamos gastando nosso tempo trabalhando no processo desta longa jornada. "
O Heat novamente terminou em segundo lugar na temporada regular, e provavelmente teria uma porcentagem bem maior se não tivesse poupado jogadores importantes (que acabou 46-20 para 0,697% e 58-24 com 0,707% na última temporada). Então, quantos votos Spoelstra obteve na votação do “Coach of the Year”? Nenhum, 0,00, nada
Dos 12 treinadores cujas equipes estavam até o sexto lugar, ou melhor, Spoelstra foi o único a não receber sequer um voto. Dos 15 treinadores que conseguiram votos, seis foram de equipes que tiveram menores percentuais do que o Heat.
"Isso é o que acontece aqui" Disse James "Entendemos que .... Eu não sei se Spoelstra usa isso como motivação ou não. Essa é uma pergunta que você precisa perguntar a ele. Mas ele nos colocou em uma posição de competir por um campeonato, e é isso que interessa . "
A questão foi colocada para Spoelstra. Ele disse que não sabia era o único dos 12 treinadores a não obter nenhum voto, mas que ele não gasta tempo pensando nessas coisas.
"Eu realmente não me importo, e isso é uma coisa descartável", disse Spoelstra, "Estou no Heat há 17 anos, e agora sou muito grato por esta oportunidade de treinar esta equipe e a oportunidade de termos este grupo pelo segundo ano. Isso é tudo que estou pensando, e espero que este caminho seja prospero para as próximas seis semanas. "
Spoelstra está falando sobre a esperança do Heat ir mais uma final da NBA.
E as finais dificilmente será uma tarefa fácil. Miami provavelmente jogaria contra San Antonio ou Oklahoma City e não teria vantagem homecourt contra qualquer um deles.
Se o Heat não ganhar o título em junho, não espere a saída de Spoelstra. O Presidente do Miami Sr. Pat Riley deu-lhe uma extensão de contrato amplamente merecido antes da temporada. Só que uma falha na entrega do oitavo anel à Pat Riley, isso faria com que Spoelstra tivesse uma enorme pressão no próximo ano, tão grande como nunca se viu em qualquer treinador na historia da NBA.
Como se a pressão já não fosse intensa o suficiente.
"Ele está no barco conosco. Isso é apenas parte do show", disse Bosh
"Com tudo o que aconteceu (com os Três Grandes unindo forças no verão de 2010), é esperado o Spo ganhar todos jogos", disse Wade.
Por enquanto, apesar da pressão Spoelstra é corajoso, há poucos treinadores da NBA que trocaria de lugar com ele. Pode ser que ele seje campeão ou fracasse, apesar de todas as dificuldades ele esta bem mais perto de ser campeão do que todos os outros técnicos da liga, mesmo não ganhando nenhum voto.
Texto baseado na matéria exibida na segunda- feira dia 7 pela Fox Sports American
0 comentários: