Especial "The Finals"

A encurtada temporada da NBA chegou ao seu glorioso final,c hegou a hora da disputa que a maioria dos fãs queriam. É a final que vai matar a fome de basquete que muitos acumulam desde a época do Natal.

Miami Heat vs Oklahoma City Thunder. Onde o Leste encontra Oeste. A cidade da Praia contra cidade da vaca.

Para nós torcedores do Heat e para os outros adeptos, voltando as Finais da NBA era tudo o que realmente importava.

O lockout, a temporada encurtada era como se fosse uma tortura. As três primeiras rodadas dos playoffs eram como se fosse o aquecimento de uma orquestra sinfônica tentando ajustar suas cordas.

Após o colapso nas finais de 2011 contra o Dallas Mavericks, o Heat está de volta ao grande palco, mas desta vez ele enfrenta um adversário ainda melhor. Heat contra Thunder: É simplesmente sensacional.


Os Mavericks derrotaram o Heat em 2011 com equilíbrio, experiência e com um grande alemão chamado Dirk Nowitzki. E em 2012 o Thunder já derrubou os Mavs na primeira rodada.

O Thunder então despachou Kobe Bryant e o Lakers com relativa facilidade nas semifinais da Conferência Oeste. Para quem ainda não se contentou o Thunder também mandou pra casa o aparentemente invencível San Antonio Spurs.

Então, agora, aqui está um paradoxo: Para muitos, o Thunder é o favorito para vencer as finais da NBA, mas a carga das expectativas esta toda sobre o Heat. No papel, o Thunder tem como um benefício adicional vantagem de jogar 4 jogos em casa. Ainda assim, o Heat  permanece nos centros das atenções, o sucesso de bilheteria que aponta para uma tragédia shakespeariana.

Ao longo da temporada regular, o Heat mostrou sinais de ser uma equipe falha. Seu desempenho na segunda metade da temporada contra equipes que se classificaram para os playoffs foi de 2-9, isso revelou as deficiências. Nas semifinais da Conferência Leste, o Heat estava em desvantagem contra o Pacers, mas depois venceu tres jogos seguidos. Foi à mesma história só que ampliada contra o Celtics.

Mas, com esses retornos, essas viradas, o Heat encontrou um traço que estava faltando na última temporada, a resiliência.


 “Passamos por um monte de lições no ano passado, e a experiência pode ter sido provavelmente o professor mais poderoso," Disse Erik Spoelstra. "Esta é uma temporada diferente. Nós construímos um pouco de caráter e resistência. Nós fomos testados realmente em todas as três séries.”


LeBron James entra as finais jogando o melhor basquete de sua carreira. Ele obteve uma média de mais de 33 pontos por jogo nas finais da Conferência Leste e salvou o Heat da eliminação no jogo 6 em Boston.

Ainda assim, as questões mais importantes permanecem: Será que ele poderá fazer o mesmo nas finais? Ele vai conseguir enterrar seus fracassos das temporadas anteriores de uma vez por todas?

No jogo 4 das finais de 2011, o Heat vencia por sete pontos restando nove minutos, mas perdeu. Miami estava à beira de assumir a liderança por 3-1 na série, e James não marcou nenhum ponto no quarto período. No jogo 5, ele conseguiu apenas dois pontos no período final, e o Heat viu a série escapar.


"Eu não joguei bem", disse James. "Eu não fiz o suficiente jogo de transição que eu sei que eu sou capaz de fazer, e eu senti que eu deixei meus companheiros na mão.



Só que este ano esta tudo diferente, James tem exibido um novo nível de maturidade, dentro e fora da quadra, e permitiu o seu jogo florescesse. Ele ganhou seu terceiro  prêmio de MVP ao longo do caminho. Mas agora ele tem de enfrentar tudo o que deu errado nas finais da última temporada e apagar tudo que ficou em sua memória. Será o maior desafio de sua carreira.

As Finais da NBA já começam hoje à noite em Oklahoma City, além das memórias descritas a cima e estarão vivas, para  muitos as finais será um palco com varias atrações.

A atração  No. 1 com total certeza será entre LeBron James vs Kevin Durant. James, o atleta mais odiado da América, está pela segunda vez consecutiva nas finais da NBA junto com o Heat. Em sua nona temporada, LaBron James tem jogado um Basquete jamais visto nos últimos tempos da NBA, já jogou na cara de muita gente seu rotulo de traidor

Durant é um superstar com cara de adolescente, e adorado pelos fãs. Ele tem apenas 23 anos, mas já é o líder de pontuação por três temporadas seguidas. Ele poderia ter se mudado para um mercado maior, mas optou por assinar um contrato de longo prazo com o Thunder, tudo isso porque ele gosta da sensação de uma cidade pequena e hospitaleira como é a cidade de Oklahoma. Ele não está interessado em boates ou consumismo. Ele é uma pessoa caseira, humilde que quer trazer um título para a equipe que foi construída de baixo para cima através de um projeto ambicioso.

Durant é taxado de o Jogador leal e James é taxado de o jogador que abandonou sua equipe para se juntar com outras estrelas em busca de um anel. Nada disso importa mais, o que importa é que eles são os dois melhores jogadores da NBA.

Assim teremos outro duelo irresistível, será entre Russell Westbrook vs D-Wade. O jovem armador do Thunder terá que enfrentar a muralha que parou Rajon Rondo, um defensor sufocante e um arremessador melhor ainda. Mesmo que Wade pareça mais lento e hesitante, ainda surpreende nos momentos decisivos.

Isso não é tudo que o Heat vai enfrentar Oklahoma, aonde o Thunder vem varrendo tudo onde passa. Também não é tudo que o Thunder vai enfrentar em Miami, aonde o Heat vem queimando seus adversários com suas tempestades de Calor.  

Façam suas apostas e sintam o Calor.


Escrito por

Um comentário:

  1. Post bem legal. Será uma série e tanto. OKC leva uma pequena vantagem por jogar 4 jogos em casa, mas o Heat já provou que consegue vencer jogos fora de casa em situações complicadas (Celtics que o diga) e vamos ver se LeBron não vai amarelar novamente em uma final de NBA. Espero que não.

    ResponderExcluir